O método de laqueadura tubária (popularmente chamado de ligar as trompas), é praticamente irreversível, ou seja, precisa ser uma decisão muito bem pensada e avaliada, pois provavelmente será algo definitivo para a mulher. O procedimento causa a interrupção no trajeto de ambas as trompas uterinas, impedindo que os espermatozoides cheguem ao óvulo.
Mas será que vale à pena submeter-se e a uma cirurgia, que requer internação e anestesia, para modificar a natureza do seu organismo de forma definitiva? Atualmente, existem diversas opções de métodos contraceptivos seguros e eficazes e que podem facilmente ser reversíveis, como DIU, implante hormonal, pílulas de baixa dosagem, camisinha...
A laqueadura pode ser uma boa opção para mulheres que correm risco de vida em casos de uma nova gestação. O ideal é avaliar, junto com a sua médica, todas as opções disponíveis, pesando prós e contras de cada uma delas. Vale lembrar que qualquer decisão irreversível pode acabar em arrependimentos futuros se não forem muito bem pensadas!
Dra Nathalie Raibolt
Ginecologista, especialista em Patologia Cervical e Vulvar
CRM-RJ - 5288532-0
www.facebook.com/dranathalieraibolt
Comments